O laboratório de Nutrição Experimental (LABNE) possui um Biotério responsável pelos estudos do efeito do alimento na saúde e doença utilizando modelos animais (ratos), e áreas de análise da composição físico química de alimentos e bioquímica.
A estrutura do LABNE dispõe de um laboratório de análise de amostras biológicas e de alimentos com capacidade inicialmente para determinação da composição centesimal quantitativa de alimentos (determinação dos teores de proteínas, lipídeos, glicídios, fibra, umidade e frações de minerais), onde um grande número de docentes da Faculdade desenvolve parte dos seus projetos, envolvendo Animais e alimentos.
Quanto ao aspecto bioquímico, o LABNE tem infra-estrutura para caracterização do hemograma completo por um sistema automatizado. Possui também um analisador automático que pode realizar a grande maioria das determinações no soro, podendo ser determinadas proteínas totais e albumina, minerais, inclusive a capacidade ligadora de Fe e perfil lipídio entre outras, onde um outro grupo de docentes da Faculdade desenvolve parte dos seus projetos, envolvendo seres humanos e pesquisa experimental.
Área: 100 m2. Salas para análises laboratoriais e de alimentos; sala para preparo de ração; biotérios de criação e de experimentação; sala de higienização; sala de administração; centrífugas; microscópios; aparelhos para análise de nitrogênio; extrator de SOXLET; mufla; moinho; espectrofotômetro; banhos-maria; capelas; freezeres; refrigeradores; destiladores de água; microcomputadores; impressora; vidrarias diversas; material para análises clínicas; estufas; balanças analíticas; pHmetro; batedeira industrial; autoclave; gaiolas metabólicas; gaiolas individuais e coletivas; estantes para gaiolas; leitor de microplacas; lavadora para microplacas; fotômetro de chama; microcentrífuga para tubos tipo Eppendorff; balança eletrônica analítica de precisão, cromatógrafo a gás (CG/FID); freezer – 86 ºC.